sábado, 28 de abril de 2018

Sobre Sensibilidade

Ai meu Deus!!! Como falar sobre isso???
 Euzinha não sou poeta (bem que eu queria), psicóloga, pastora, pedagoga e por aí vai...
 Mas são tantas coisas que leio, vejo, ouço e fico pensando... Será que desde pequenos somos treinados ou ensinados a sermos máquinas (frios), será que sobra tempo ou intenção pra ver, ouvir, sentir, com sensibilidade as pessoas, em "especial nossos filhos"? Falando isso tudo porque, certo dia, estava eu, o marido e o Benjamim meu filho caçula indo visitar minha mãe e o carro percorria a BR, final de tarde, janelas abertas, aquele silêncio de quem trabalhou o corpo e a língua o dia inteiro e quer descanso. Eis que o menino faz uma pergunta inusitada:
- Mãe?
- Oi, filho?
Jesus é o vento?
 Mais que rápido eu o entendi:
- Sim, Benjamim, Jesus é o vento.
 Sim, pelo simples fato de que o vento que batia no rosto dele deveria estar muito gostoso, e é lógico que ele logo entendeu que Jesus é muito gostoso e fresquinho, mas o pai dele estava desligado da conversa e queria fechar as janelas pela segurança, mas não tinha como fechar no automático, o Benjamim precisava "rodar aquele treco" para a janela fechar. Só que ele não queria fazer isso, ele queria sentir o vento (Jesus). 
 Creio que Deus tem suas formas de nos tocar. Nesse dia, Jesus tocou como um vento gostoso e fresquinho no Benjamim, e ele percebeu, tirou sua dúvida e ficou ali, se deliciando daquele ventinho bom.
 Então fica para mim uma pergunta hoje: Estou sensível a Deus? Ao seu toque? Estou sensível ao que meus filhos querem dizer? Ao que as pessoas que estão próximas a mim querem expressar? Porque o que eu mais percebo é que todo mundo quer falar, todo mundo tem algo a dizer, mas também percebo que são poucos os que estão dispostos a ouvir, com os ouvidos dos olhos e com os ouvidos do coração, isto é, com atenção, com sensibilidade. 

Sensibilidade
substantivo feminino
1. qualidade do que é sensível
2. emoção, sentimento, a faculdade de sentir compaixão, simpatia pela humanidade, piedade, empatia, ternura.

Habilidade de sentir
"Perceber"
Sair do automático

 Espero que de alguma maneira este texto possa falar com você, e que possa perceber aquilo que te rodeia, o toque de Deus (ou talvez do vento). Um ótimo final de semana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOMEANDO OS SENTIMENTOS

A BRAVEZA DA SAUDADE Aconteceu no semestre passado, mas resolvi compartilhar isso agora. Certo dia, voltando da escola do caçula, per...