terça-feira, 9 de julho de 2019

NOMEANDO OS SENTIMENTOS


A BRAVEZA DA SAUDADE


Aconteceu no semestre passado, mas resolvi compartilhar isso agora.
Certo dia, voltando da escola do caçula, percebi o meu  pequeno bravo, bravo, muito bravo!
Tentei puxar uma conversa, mas não rolou. Tentei entrar na dele, ficou pior.
Então resolvi perguntar como foi a tarde na escola, e se havia acontecido algo que tinha o deixado triste. Enfim, coloquei em prática aquilo que tenho aprendido com educadores e psicopedagogos sobre "Temperamentos", e isso tem me ajudado bastante em conhecer e respeitar o temperamento de cada um dos meus filhos.
Nessa situação específica, em outro momento, eu daria um sacode no menino e diria bem alto "me respeita, menino grosso!!!".
#SÓQUENÃO! A mamãe tem aprendido muito sobre educação de filhos e seus temperamentos.
Daí ele logo foi falando: Mamãe tô muito triste porque minha amiguinha vai embora para outro país... (silêncio). Imagine só como meu coração ficou apertado! Puxa! 
Pensei comigo mesma se, como mãe naquele momento, eu tivesse sido grosseira? Senhor, graças te dou porque, dia após dia, tenho sido transformada nas minhas ações. Aleluias!
Então me informei sobre a sua amiguinha; naquele dia houve uma festa de despedida dela com os coleguinhas de classe e estaria indo para Santa Catarina de fato. Peguei o número e busquei contato com a mamãe da amiguinha, para manter contato, mesmo distantes.
Eu quero, de alguma maneira, compartilhar algo que tenho vivenciado constantemente com os meus filhos respeitando o jeito de ser de cada um deles. Ensinando princípios a eles com valores morais e, principalmente, a expressão, dando orientação sobre o que eles sentem e como se sentem, nomeando seus sentimentos, algo que tenho aprendido com a Psicopedagoga Isa Minatel, e tem sido uma benção!
E você, tem alguma experiência a respeito dos sentimentos com os seus filhos? Já ouviu sobre isso? Nomear os sentimentos para que eles possam se expressar melhor?
Conta aí. Deixe seu comentário! Uma ótima semana! Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOMEANDO OS SENTIMENTOS

A BRAVEZA DA SAUDADE Aconteceu no semestre passado, mas resolvi compartilhar isso agora. Certo dia, voltando da escola do caçula, per...